Tecnologia | Primeiras imagens da superfície solar.

Tecnologia | Primeiras imagens da superfície solar.

01/31/2020 0 Por Fala Geek

Um telescópio deu um belo zoom no Sol, captando imagens que mostram cerca de 30 km da superfície do astro.

Apesar de parecer uma distância considerável, vale lembrar que o diâmetro total da estrela é de 1,4 milhões de quilômetros, e que ela está há 149 milhões de quilômetros da Terra, portanto, podemos considerar que 30 km é uma medida bem pequena quando comparada ao todo.

No vídeo abaixo, que condensa 10 minutos em 14 segundos, é possível ver o borbulhar da superfície, composto por massas de gás ou plasma.

As partes escuras são onde o plasma está mais frio, e começando a afundar

As imagens foram captadas pelo novo telescópio solar chamado de Daniel K. Inouye Solar Telescope (DKIST), que está posicionado a 3.000 m do nível do mar, perto do pico do vulcão Haleakala, localizado em Maui, no Havaí. Equipado com um espelho de 4 m, o maior para um telescópio solar, espera-se que a nova ferramenta ajude os cientistas a preverem melhor o “comportamento” do astro e suas alterações de energia.

Conseguir prever essas mudanças bruscas do “tempo espacial” é benéfico para evitar danos a satélites, interferências em comunicação, quedas de energia repentinas e até mesmo ferimentos de astronautas.

Além do telescópio, uma sonda chamada de Solar Orbiter (SolO) será lançada em breve para captar imagens do Sol a 42 milhões quilômetros de distância. Espera-se que SolO consiga tirar fotos de até 70 km de largura, e que a sonda passe pelos pólos para dar aos cientistas uma nova visão sobre a estrela.

As imagens do DKIST são de 12 de dezembro de 2019, e nem todos os instrumentos científicos do aparelho estavam instalados. Ao longo dos próximos meses, o telescópio deve ser capaz de medir campos magnéticos e tirar mais fotos de detalhes do Sol.

Fonte: Jovem Nerd