Tecnologia | Facebook compra Giphy e vai integrar plataforma ao Instagram.

Tecnologia | Facebook compra Giphy e vai integrar plataforma ao Instagram.

05/21/2020 0 Por Fala Geek

O Facebook nesta sexta-feira (15) um acordo estimado em US$ 400 milhões para comprar a Giphy, um site popular que armazena arquivos GIFs. O valor oficial da negociação não foi informado.

A gigante de rede social afirmou que vai incorporar a biblioteca de GIFs da Giphy ao Instagram e outras redes “para que as pessoas possam encontrar a maneira correta de se expressar”. O acordo foi divulgado pelo site Axios.

O tráfego da Giphy já vem majoritariamente do Facebook, segundo a própria rede social, mas outras empresas rivais como Twitter e Slack, também incorporam a biblioteca em seus serviços. Isso levanta questões sobre que outros tipos de dados o Facebook vai conseguir coletar para melhorar seu negócio de publicidade direcionada.

O Facebook terá acesso aos dados do conjunto de funções e procedimentos (chamado de API) que permite a integração da Giphy em outras redes, mas, segundo a rede social, não terá acesso a dados específicos dos usuários. A Giphy informou em publicação no blog da empresa que vai continuar trabalhando e disponibilizando a plataforma para outros parceiros.

A compra da Giphy é a segunda que o Facebook em menos de um mês. No final de abril, a empresa comprou uma plataforma digital indiana, chamada Jio, por US$ 5,7 bilhões. O Facebook também é dono de outras grandes plataformas, como o WhatsApp, e a fabricante de dispositivos de realidade virtual Occulus.