Por que meu celular esquenta tanto?

Por que meu celular esquenta tanto?

02/05/2019 0 Por Fala Geek

Às vezes você está mexendo no celular e sente ele esquentar? Te explicamos por que isso acontece –e como resolver.


Você já deve ter passado por isso: está lá mexendo no celular, quando percebe que tem algo estranho. O aparelho está ficando cada vez mais e mais quente. Aí você se preocupa, deixa ele um pouco de lado e, quando volta mais tarde, o telefone já está na temperatura normal. Mas e aí? Você segue o jogo e desencana até a próxima vez que ele esquentar? Leva numa assistência? Troca de celular antes que aconteça algum acidente? Por que diabos o celular está esquentando? Bom, depende.


VÍRUS

O pior dos cenários possíveis é o que você está infectado por algum malware. E, olha, quem invadiu seu sistema operacional não está só esquentando seu celular para sacanear você – ele está ganhando dinheiro com isso. A razão disso é uma prática conhecida como criptojacking. Trata-se de um sequestro do seu celular. Mesmo com ele ali, no seu bolso, outra pessoa está controlando ele à distância. Não para fazer ligações ou mandar correntes no zap, mas para minerar (ou seja produzir) bitcoins usando o seu celular.

CARGA PESADA

Há uma altíssima chance de o problema desse superaquecimento ser a sua bateria (mais um motivo para você reclamar dela). Acontece que para manter seu aparelho funcionando há uma quantidade significativa de energia envolvida. E isso pode ser perigoso.

“O calor faz com que a bateria libere seus solventes orgânicos, que podem entrar em combustão com o calor ou uma faísca”, afirma Empey.

OLHO NA TELA

Sua telinha (ou telona, caso estejamos falando de um celular grande como o gigantesco S9 e suas 6.4”) produz luz. E luz produz calor, é do jogo. Um alto uso da tela, então pode acabar esquentando o seu celular.  Uma dica fácil para resolver isso é diminuir a luminosidade da tela, ou colocá-lo em modo “Economia de Bateria”.

PENSANDO DEMAIS

Outro culpado pode ser o processador do seu aparelho. Tanto a CPU (Unidade Central de Processamento, responsável por fazer praticamente todos os processos do seu celular) quando a GPU (Unidade de Processamento Gráfico, que cuida do que aparece, de fato, na sua tela) podem sobre aquecer quando estão diante de um volume grande de cálculos para realizar.

QUESTÕES EXTERNAS

Em alguns casos, a questão é muitos mais simples. Talvez seja só a sua capinha protetora que esteja causando esse calor excessivo. Acontece que o acessório acaba segurando o calor gerado por todas essas causas citadas acima. Tirar um pouco esse agasalho pode resfriar o celular. O mesmo acontece se você deixa o telefone no sol. Largue o coitado na sombra, enquanto se bronzeia na praia, porque o calor excessivo da nossa estrela vai prejudicar o funcionamento do aparelho.