Mundo |  Matemático que criou um dos primeiros games de computador morre de coronavírus

Mundo | Matemático que criou um dos primeiros games de computador morre de coronavírus

04/20/2020 0 Por Fala Geek

John H. Conway, professor de Princeton e renomado matemático que criou um dos primeiros jogos de computador, morreu aos 82 anos vítima de complicações do novo coronavírus. A morte ocorreu no sábado (11) e foi informada nesta terça-feira (12) à CNN pela mulher dele, Diana Conway.

O lar de idosos onde Conway vivia desde julho de 2019, em New Brunswick, Nova Jersey, confirmou ter registros de casos de COVID-19 entre seus residentes.

Nos seus mais de 60 anos dedicados à pesquisa, Conway descobriu o conceito de números surreais e criou um dos primeiros jogos de computador, “The Game of Life” (O Jogo da Vida, em tradução livre), de acordo com seu biógrafo, Siobhan Roberts.

O game é muito usado em aulas de computação como exercício introdutório de programação, segundo Roberts.

Conway usava seu amor pelos games para se conectar com a juventude, participando de eventos de matemática voltados a crianças em diversas cidades dos Estados Unidos.

Graduado na Universidade de Cambridge, ele evitava “pompa e circunstância”, disse sua mulher. “Ele nunca foi alguém que se importava com o ‘pedigree’ de uma pessoa”, afirmou a viúva. “Ele apenas se importava com a pessoa.”

O departamento de Matemática da Universidade de Princeton divulgou um breve comunicado ressaltando os muitos prêmios que Conway recebeu em vida, como o Prêmio Berwick da Sociedade de Matemática de Londres e o Prêmio Leroy P. Steele da Sociedade Americana de Matemática.

Fonte: CNN Brasil