Live dos artistas: confira os shows online confirmados nas redes sociais

Live dos artistas: confira os shows online confirmados nas redes sociais

04/13/2020 0 Por Fala Geek

O isolamento social causado pelo avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe um impacto diversificado, haja vista que vários pilares da indústria se viram afetados por quarentenas recomendadas por governos estatais, federais e pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um dos setores mais afetados foi o da indústria fonográfica: artistas se viram sem poder realizar shows, já que, por determinações das autoridades em vários países, grandes aglomerações tornaram-se temporariamente proibidas, até que a atual pandemia seja resolvida ou, no pior caso, suficientemente reduzida. Mas artistas são naturalmente criativos — isso meio que está no nome, afinal — e nem mesmo uma pandemia de escala global poderia impedi-los de levar sua arte aos seus fãs.

No último final de semana, a internet ficou em polvorosa com a apresentação — via Instagram — da dupla sertaneja Jorge e Mateus. Atingindo recorde de público (cerca de 4 milhões de pessoas se conectaram à apresentação, que durou cerca de quatro horas e meia), além da cantora Valesca Popozuda se apresentar em um formato mais “pocket”, com 50 mil fãs simultâneos. No dia seguinte, evidentemente, com bem menos expressão e produção, um famoso produtor musical de funk — o paulista DJ Henrique de Ferraz, creditado por cunhar o bordão “isso a Globo não mostra” e produzir músicas mais explícitas — promoveu a sua própria live, com as produções de seu repertório, no alto de uma favela em São Paulo, com aproximados 100 mil internautas conectados.

Além disso, artistas como Metallica, Lady Gaga, Alicia Keys e diversos outros já vem realizando ou agendaram apresentações de seus extensos portfólios, a maioria com o objetivo de angariar fundos de doação para os esforços de combate ao novo coronavírus. Um destes, inclusive, organizou um festival com vários outros artistas (ver mais abaixo).

Mas as lives não pararam por aí: chame isso de “tédio por isolamento” ou, no caso de Jorge e Mateus, uma causa mais social (a live dos sertanejos buscou angariar doações em alimentos para os afetados pela COVID-19, a doença que deriva do novo coronavírus), ou ainda um simples desejo de agradar aos fãs, diversos artistas já confirmaram a realização de apresentações ao vivo nas redes sociais.

Canaltech varreu a internet e elaborou uma lista com todas as lives de artistas confirmadas para este mês de abril.

Metallica

  •  Quando: toda segunda-feira às 21h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da banda

Um dos maiores ícones do rock mundial, o Metallica iniciou o projeto “Metallica Mondays” desde o início do isolamento social. Basicamente, a banda faz “transmissões ao vivo”, assim, entre aspas, de grandes shows que foram protagonizados por ela em diversas ocasiões da carreira.

Já foram mostradas apresentações completas no Slane Castle (Irlanda) e em Paris, com uma terceira exibição mostrando o show do Metallica na Dinamarca. As apresentações são sempre uma incógnita e, ainda que não seja uma “live” no sentido literal de outros artistas da lista, ainda serve como uma ótima opção de entretenimento para quem não é muito apegado à “dor de amores” do sertanejo.

Marília Mendonça

  •  Quando: Quarta-feira, 8 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da cantora

Marília é mais uma figura proeminente do gênero sertanejo, tendo começado a carreira como cantora em 2014, mas atuava como compositora para vários artistas de renome do setor antes disso. Ela não detalhou o que exatamente podemos esperar de sua apresentação, mas canções como “Amante Não Tem Lar” e “Bem Pior Que Eu” são constantes em seus shows, então é seguro dizer que também as veremos virtualmente.

Péricles

  •  Quando: Quinta-feira, 9 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor

Saindo da seara sertaneja, mas ainda apostando no romantismo e um misto de festa, o sambista e pagodeiro Péricles, que tornou-se conhecido como um dos principais vocalistas do gênero no Brasil pelo seu trabalho no grupo Exaltasamba e agora em carreira solo, também prometeu uma live para apresentar seus maiores sucessos. O interessante é que o “Pericão” — como é conhecido hoje em dia — adora misturar músicas do seu tempo de Exaltasamba com composições da carreira solo, então fãs de longa data, bem como os mais novos, terão como curtir sem problemas.

DJ Pedro Sampaio

  •  Quando: Quinta-feira, 9 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do produtor

Entrando no funk com uma pegada eletrônica mais modernizada, o DJ, cantor e produtor carioca Pedro Sampaio confirmou pelo seu perfil oficial no Instagram que realizará uma apresentação ao vivo, também às 20h de quinta-feira. O profissional é responsável por alguns dos sucessos mais recentes do gênero, como “Chama Ela”, com a cantora Lexa.

Alicia Keys

  •  Quando: Quinta-feira, 9 de abril de 2020, a partir das 21h
  •  Onde: Twitter, pelas contas da operadora Verizon e do Yahoo

Dona de uma das mais belas vozes do soul e composições da música clássica, Alicia Keys vai se apresentar durante transmissão ao vivo capitaneada pela operadora Verizon e o Yahoo Detalhes não foram mencionados, mas como de praxe, podemos esperar músicas de grande sucesso, como “Fallin’”, que a tornou conhecida no cenário mainstream; “No One” e “Girl on Fire” dentro do repertório.

Bruno e Marrone

  •  Quando: Quinta-feira, 9 de abril de 2020, a partir das 21h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da dupla

Uma das primeiras duplas sertanejas de uma geração já não tão recente de cantores do gênero, os icônicos intérpretes de “Dormi na Praça” e “Machuca Demais”, entre outras canções, também realizarão uma live em seu canal oficial do YouTube como parte do Circuito Brahma, uma série de apresentações patrocinadas/organizadas pela marca de cerveja.

Marcos e Belutti

  •  Quando: Sexta-feira, 10 de abril de 2020, a partir das 19h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da dupla

Essa live não teve confirmação pública por parte da dupla em si, mas diversos guias com forte credibilidade anotaram o evento na agenda. Além disso, a própria dupla, em seu perfil oficial no Instagram, vem compartilhando posts de fãs que fazem contagem regressiva para essa data. O ano de 2020 é especial para a dupla paulista por trás de sucessos como “Nova Namorada”, “Desce do Salto”, “Aquele 1%” e “Cancela o Sentimento”, já que eles completaram, em março, 12 anos de atuação no mainstream brasileiro. Essa, aliás, é a segunda live da dupla, que já fez apresentação similar no mês passado.

KLB

  •  Quando: Sexta-feira, 10 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do trio

Os meninos que ganharam projeção nacional graças aos programas de sábado e domingo do SBT hoje estão bem mais velhos, mas ainda seguem trabalhando com música mesmo depois de tentativas mal sucedidas de entrarem para a vida política. Kiko, Leandro e Bruno (“K”, “L”, “B”, se não fosse óbvio à primeira vista) anunciaram no início da semana que farão uma live em seu canal no YouTube, onde cantarão antigos sucessos.

Raí Saia Rodada e Luan Estilizado

  •  Quando: Sábado, 11 de abril de 2020, a partir das 17h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor

Esse é para quem é mais apegado ao forró: Raí é o principal vocalista do grupo Saia Rodada (aquela da “música do coelhinho”), que, por meio do seu Instagram, bem como o perfil oficial da banda, confirmou apresentação ao vivo com participação de Luan, sanfoneiro e vocalista do também grupo Forró Estilizado. A live está programada para o fim da tarde de sábado.

Gusttavo Lima

  •  Quando: Sábado, 11 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: Instagram, pelo perfil do cantor (mas com possível transmissão em outras plataformas)

Um dos principais nomes do sertanejo nacional, Gusttavo Lima já havia realizado uma live que arrecadou cerca de R$ 100 mil em doações, diretamente de sua casa. A fim de repetir o feito e pegando novo embalo na onda de apresentações ao vivo, o intérprete de “Balada” e “Fui Fiel”, entre (muitas) outras canções, já marcou em seu Instagram um novo encontro virtual com os fãs para o próximo sábado.

Joe Satriani

  • Quando: 13 de abril de 2020, a partir das 15h
  • Onde: YouTube, pelo canal do artista

Um dos três maiores guitarristas do mundo — os outros sendo Steve Vai e Yngwie Malmsteen —, Joe Satriani se apresenta em 13/4 em seu canal no YouTube. O músico não é muito conhecido por fãs mais casuais, mas roqueiros de plantão imediatamente reconhecerão o nome: Satriani já compartilhou palcos no mundo todo com artistas de renome, como Alice Cooper e Rolling Stones, entre outros. É ele também o responsável pela G4 Experience, uma apresentação de guitarristas altamente prestigiados (do qual seu aluno, Steve Vai; bem como o ex-Angra Kiko Loureiro, fazem parte). Para quem curte a virtuosidade das guitarras elétricas e uns solos bem trabalhados, é a melhor pedida do dia.

Turma do Pagode

  •  Quando: Domingo, 12 de abril de 2020, a partir das 16h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do grupo

Conhecido representante do pagode brasileiro, o grupo por trás de “Deixa Eu Te Querer”, “Muito Cedo”, “Camisa 10” e “Lancinho” não apenas confirmou a apresentação ao vivo, programada para o próximo domingo, como também postou no Instagram diversas enquetes pedindo que os fãs escolham suas músicas. Além dos sucessos próprios, o TdP também é conhecido por shows com participações especiais e covers de outros grupos do gênero.

Zé Neto e Cristiano

  •  Quando: Domingo, 12 de abril de 2020, a partir das 18h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da dupla

Outra dupla representante do romantismo sertanejo nacional, Zé Neto e Cristiano confirmaram em seu perfil oficial no Instagram uma apresentação ao vivo para o próximo domingo, bem ao fim do dia. Os intérpretes de “Largado Às Traças”, “Na Cama Que Eu Paguei” estão compartilhando reações ao anúncio, das mais variadas, mas praticamente todas mencionando “chifre”, “cornitude” e similares. O romantismo do brasileiro de coração partido realmente é engajado.

Fresno

  •  Quando: Sexta-feira, 17 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial da banda

Uma das bandas mais icônicas da “geração emo” na década do ano 2000, a banda portoalegrense Fresno prometeu uma apresentação ao vivo em seu próprio canal no YouTube, a partir das 20h. A live terá aproximadamente três horas de duração, segundo indica a própria banda, embalada por sucessos como “Desde Quando Você Se Foi” e “Alguém Que Te Fez Sorrir”. Para quem prefere o rock ao sertanejo, mas não consegue abrir mão da sofrência, a apresentação pode ser a melhor pedida da sexta.

Felipe Araújo

  •  Quando: Sexta-feira, 17 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

Embora o cantor em si não tenha postado nada em caráter oficial sobre a sua apresentação ao vivo, diversos guias semanais e pelo menos três contas “fã clube” do artista — todas com caráter oficial e com interações diretas com o próprio Felipe — marcaram a data de 17 de abril para uma live do cantor que eternizou músicas como “Bora Beber” e “Amante Fiel”. Felipe é irmão do falecido cantor sertanejo Cristiano Araújo e, desde a partida dele em um acidente de carro em 2015, costumeiramente faz covers de suas canções como uma forma de homenageá-lo.

The Killers

  •  Quando: 18 de abril de 2020, a partir das 16h
  •  Onde: Instagram Live, pelo perfil da banda

“Well, somebody told me you had a boyfriend who looked like a girlfriend that I had in February of last year…” — é o que você provavelmente estará cantando na tarde de sábado (14/4) durante a apresentação ao vivo anunciada pela banda The Killers em seu perfil oficial no Twitter. A live servirá como uma espécie de introdução ao novo álbum de inéditas do grupo — “Imploding the Mirage” —, embora músicas do novo disco provavelmente não estejam contempladas pela apresentação. Junto do show virtual, o vocalista Brandon Flowers também prometeu uma sessão de perguntas e respostas com os fãs.

Wesley Safadão

  •  Quando: Sábado, 18 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

Eterno “Vai, Safadão” e autor das músicas mais voltadas às festas e baladas, Wesley Safadão anunciou em seu perfil no Instagram a realização da apresentação ao vivo, que será majoritariamente distribuída pelo YouTube, mas com repercussões em outras plataformas. A data ainda casou com os planos do cantor de gravar um novo DVD: feito dentro de sua casa, o novo material trará diversas canções inéditas, o que deve agradar muito aos seus fãs.

One World: Together At Home

  •  Quando: Sábado, 18 de abril de 2020, a partir das 21h
  •  Onde: YouTube

O projeto One World não é “uma live de um artista”, mas sim de vários. Pense nele como um mega show que reúne Alanis Morissette, Andrea Bocelli, Billie Eilish, Billie Joe Armstrong (vocalista do Green Day), Burna Boy, Chris Martin (vocalista do Coldplay), David Beckham, Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam), Elton John, Finneas, Idris e Sabrina Elba, J Balvin, John Legend, Kacey Musgraves, Keith Urban, Kerry Washington, Lang Lang, Lizzo, Maluma, Paul McCartney, Priyanka Chopra Jonas, Shah Rukh Khan e Stevie Wonder. Ou seja, só gente nova, que tá começando a carreira ( ͡° ͜ʖ ͡°)

A iniciativa será executada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS), com curadoria da própria Lady Gaga, sendo que ela própria já levantou mais de US$ 35 milhões (pouco mais de R$ 176 milhões na cotação atual). O veículo de escolha será o YouTube, mas até a Apple optou por realizar a sua própria transmissão do evento.

Ferrugem

  •  Quando: Domingo, 19 de abril de 2020, a partir das 16h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

O pagodeiro solo Ferrugem, um dos nomes mais contemporâneos do gênero, já programou para o dia 19 de abril uma apresentação ao vivo como parte de sua iniciativa “Ferrugem em Casa”, onde costumeiramente grava apresentações em ambiente caseiro, pela internet. O artista por trás de “Mar de Felicidade” e “Viver Para Amar” não detalhou quais músicas serão tocadas nessa nova apresentação, mas é seguro esperar pelas produções mais recentes, com alguns hits antigos pulverizados no meio.

Henrique e Juliano

  •  Quando: Domingo, 19 de abril de 2020, a partir das 18h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

“Tem ‘domingueira’ com Henrique e Juliano”, é o que diz um vídeo postado pelo próprio Henrique na conta oficial da dupla no Instagram. Como de praxe, os cantores elegeram o YouTube como o palco da live, mas é possível que ela seja rebatida em outras plataformas mantidas pela dupla. “Liberdade Provisória”, “Não Tô Valendo Nada” e “Recaídas” provavelmente serão algumas das canções entoadas.

Gustavo Mioto

  •  Quando: Sábado, 25 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

Gustavo é um dos nomes mais conhecidos do cenário sertanejo e filho de Marcos Mioto, um dos empresários que mais contrata shows do gênero no Brasil. Na ativa dentro do mainstream desde 2012, o cantor é responsável por músicas como “Solteiro Não Trai”, “Com ou Sem Mim” e “Fake News”, além de ter parcerias com outros famosos representantes do gênero, como Luan Santana.

Hugo e Guilherme

  •  Quando: Sábado, 25 de abril de 2020, a partir das 20h
  •  Onde: YouTube, no canal oficial do cantor; Perfis nas redes sociais

No mesmo horário da entrada anterior, a dupla por trás de músicas como “A Última”, “Namorada Reserva” e “Babá de Ex” confirmou em seu perfil oficial no Instagram que realizará uma apresentação ao vivo no final do mês de abril, também veiculada pelo YouTube com repercussões em seus outros canais sociais.

Fonte: CANALTECH