Coringa: Versões de Joaquin Phoenix e Jack Nicholson têm algo em comum

Joaquin Phoenix foi apenas o quarto ator que interpretou o Coringa nos cinemas (se não contarmos Cesar Romero, que o interpretou na série de TV dos anos 60). O primeiro a ter essa honra foi Jack Nicholson, no filme do Batman lançado em 1989. Agora que o filme solo do personagem estreou nos cinemas, podemos dizer que essas duas versões do vilão tem algo em comum.

Atenção: spoilers de Coringa abaixo

No final de Coringa, vimos que um verdadeiro caos tomou conta de Gotham por conta dos protestos que tiveram início após Arthur Fleck matar três empregados de Thomas Wayne. O bilionário estava no cinema com a esposa, Martha, e o filho, Bruce, e tentaram fugir da confusão ao escaparem por um beco.

No entanto, eles foram avistados por um dos protestantes, que foi atrás da família Wayne e matou Thomas e Martha a tiros, deixando o pequeno Bruce órfão.

Como já abordamos anteriormente no Ei Nerd, indiretamente, Arthur Fleck causou a morte do casal Wayne. Ou seja, ele teve um papel fundamental na criação do Batman (se isso realmente acontecer com essa versão de Bruce Wayne).

E é nesse ponto que o Coringa de Joaquin Phoenix se assemelha com o de Jack Nicholson.

No filme de 1989, a origem do Coringa é explorada e é bem fiel aos quadrinhos: Jack Napier (nome real do personagem no filme) cai em um tonel com compostos químicos, surta de vez e adota a identidade do vilão, se tornando o grande inimigo do Batman.

A grande mudança veio na parte final do filme: no caso, o Batman deduz que o jovem Jack Napier foi quem tirou a vida de seus pais quando ele era pequeno. Desta forma, assim como Arthur Fleck, o Coringa de Jack Nicholson também foi o responsável por deixar Bruce Wayne órfão e como consequência, ter criado o seu maior inimigo.

A única diferença é que Arthur fez isso de forma indireta, enquanto que Jack Napier fez o trabalho sujo com as próprias mãos. Mesmo assim, as semelhanças são notáveis, não é mesmo?

Fonte: Ei Nerd