Coluna | 20 anos de Tormenta!

Coluna | 20 anos de Tormenta!

07/05/2019 0 Por Fala Geek

Com força total! O melhor RPG feito no Brasil está de volta.

Calma….Calma…. pessoal da politica! Não estou dizendo nada sobre o nosso Brasil. (rsrsrsrsrs) Muito menos uma previsão para sua vida para os próximos ano. Estou falando sobre o RPG, criado no Brasil que essa ano completa 20 de idade e volta com a força toda!!!

                Para quem não sabe, ou não conhece o que é RPG, é muito simples (pelo menos a explicação), trata-se de um sigla inglesa para Role-Playing Game, trazendo para uma tradução “abrasileirada”, significa jogo de interpretação de personagens. Um grupo de pessoas dá de acordo a um sistema (que neste caso vamos falar sobre o sistema Tormenta) que já possui suas regras predeterminadas. Dentro do jogo, cada jogador pode improvisar livremente, para o bom andamento da partida. Basicamente um teatro onde você escolhe seu papel, seu roteiro, suas ações e o narrador vai fazendo apenas a ambientação para que todos possam interagir com o meio.

                Mas voltando ao sistema Tormenta, criado em 1999 pelo Marcelo Cassaro, Trevisan e o Rogério Saladino, foi propagado pelas bancas de jornal (saudosismo)   pela revista Dragão Brasil (essa hoje que ainda tem a suas edições online). Em 2005, as publicações passaram a ser publicadas pela editora Jambô Editora.

                Agora, por que tormenta foi um RPG que fez tanto sucesso no Brasil, ao ponto deles conseguirem arrecadar mais de R$1.000.000,00 em “Vaquinha Online” pela Cartase, a qual o objetivo inicial era de apenas R$80.000,00? Muito simples! O Sistema de Tormenta é baseado em dois grandes outros sistemas de sucesso em sua época: AD&D e Gurps, porem com uma simplificação nas regras e na forma de jogar, que para o publico brasileiro, que nunca foi fã de regras complicadas caiu como uma luva. Sem falar nos valores que era infinitamente mais barato que as edições dos outros sistemas e pela demora que os sistemas era traduzidos (pois os dois são sistemas só havia edições em inglês).

                E por que esperar até completar 20 anos para lançar essa edição especial? Existe uma certa simbologia no mundo do RPG quando se trata do numeral 20. Para o sistema funcionar, alguns testes são realizados pelos jogadores, e para isso é utilizado dados com 20 faces, sendo o numero 20 aquele que determina que você passou no teste com EXCELÊNCIA  (ou como é dito no RPG, teve um acerto critico!)

                Quer conhecer mais sobre o trabalho desse pessoal que é “Brazuka”, acesse a pagina da Dragão Brasil pelo link (apoia.se/dragaobrasil)                 Quer conversar comigo? Mandar alguma mensagem ou até mesmo corrigir um equivoco? Me siga no instagram (@caldonazo) ou mande um e-mail para rafael@falageek.com.br