Cinema | Voldemort vs Darth Vader: quem é mais poderoso?

Cinema | Voldemort vs Darth Vader: quem é mais poderoso?

03/30/2020 0 Por Fala Geek

Darth Vader e Lord Voldemort são dois dos maiores vilões da cultura pop. Ambos vestem preto, possuem habilidades consideradas mágicas pelos respectivos mundos ficcionais e enganaram a morte em algumas ocasiões.

Se dois personagens tão parecidos se enfrentassem, quem sairia vitorioso? Segundo o site ScreenRant, vários aspectos precisam ser considerados e comparados nessa batalha. Concordamos com isso, e contamos forças e fraquezas dos vilões de Harry Potter e Star Wars.

Linhagem

Lorde das Trevas descende do poderoso bruxo Salazar Sonserina, mas também era filho de um trouxa – ou seja, não bruxo – isso manchava o ego e reputação dele. Já Anakin Skywalker nasceu por ação da força com concepção imaculada. Além de ser algo mais extraordinário, Anakin começou a lenda da família, enquanto Tom Riddle é descendente de uma lenda.

Habilidade natural

Tom Riddle sempre se destacou em HogwartsAnakin, mesmo que não tivesse manifestado a Força para levitar objetos, sempre foi muito inteligente e ótimo piloto. Também tinha níveis altissímos de midiclorians no sangue, e marcava poder latente na Força.

Habilidade depois de treinados

A trajetória de Vader e Voldemort é similar: ambos aprenderam tudo do lado da luz e se voltaram à escuridão para mais poder. Convertidos, Voldemort usou artes das trevas para criar novos corpos e escapar da morte várias vezes, enquanto Vader depende do traje dele até para respirar.

Armas

O sabre de luz é uma arma impressionante na mão de Vader, que consegue até arremessá-lo como um bumerangue com a Força. Uma espada laser, porém, é incomparável com uma varinha mágica capaz de, não só ataque e defesa de várias maneiras, mas também conveniências da vida, como consertar um objeto quebrado ou achar algo perdido.

Capangas

Do lado de Vader há Alrmirante Piett, oficial do império. Voldemort tem o bruxo incompetente Pedro Pettigrew.  Ambos falham nas tarefas deles e são derrotados pelos heróis, mas, em um combate direto, Piett tem uma vantagem evidente: o comando de uma gigantesca armada. 

Seguidores em geral

Os comensais da morte são indivíduos habilidosos e poderosos se comparados aos Stormtroopers. Entretanto, o exército imperial é infinitamente maior. Em uma guerra, o Império Galáctico teria supremacia.

Domínio

No auge do poder, Voldemort controlava o Ministério da Magia e sempre foi a autoridade máxima entre os vilões. Já Vader sempre serviu ao Imperador Palpatine e ainda competia em autoridade aos generais como Grande Moff Tarkin. 

Nêmesis

Ambos os vilões devem ser medidos pelos respectivos heróis que os derrotam. Harry se tornou um bruxo completo muito antes da idade normal, e Luke também superou Vader, mas o Lorde Sith nunca atacou o próprio filho com força total, pois ainda o amava. Voldemort nunca teve a ‘fraqueza’ de gostar de Harry.

Forma de Morrer

Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado sofreu uma derrota completa, enquanto Vader descobre a bondade novamente e se sacrifica para salvar o filho. Além disso, graças ao altruísmo, ganha imortalidade como um fantasma da força, enquanto Voldemort morre pelo egoísmo.

Resultado

Com um placar de 5 a 5 nas categorias apresentadas, os vilões têm um empate técnico no quesito poder. Dito isso, se ambos brigassem mano a mano, a vitória provavelmente iria para Voldemort, devido à variedade muito maior de habilidades e feitiços. Entretanto, mesmo limitado no combate, o carisma de Darth Vader certamente lhe dá pontos extras. 

Finalmente, ambos os personagens cumprem a mesma missão com louvor: possibilitar o crescimento dos heróis e marcar a vida dos fãs.