Cinema | 15 curiosidades que talvez você não saiba de O Rei Leão.

Cinema | 15 curiosidades que talvez você não saiba de O Rei Leão.

07/22/2019 0 Por Fala Geek

O Rei Leão está entre animações mais queridas e famosas já produzidas pela Disney. Tanto que um remake acaba de ser lançado nos cinemas e deve fazer sucesso, mesmo com as críticas apenas medianas. De qualquer forma, você sabia que existe uma série de curiosidades a respeito do filme original que pouca gente conhece?

Com isso em mente, confira abaixo 15 curiosidades de Rei Leão que você, provavelmente, não sabia, citadas originalmente pelos sites Mental Floss e Screen Rant.

15) O filme teria outro nome

Quando a produção do filme teve início, O Rei Leão não tinha esse nome. A equipe de produção pensou em títulos como O Rei de Kalahari e O Rei da Selva, que havia sido o escolhido. “Quando comecei a trabalhar em O Rei Leão, o filme se chamava o Rei da Selva”, revelou o produtor Don Hahn.

No entanto, a Disney optou por fazer a mudança após descobrir que os leões vivem em savanas e não em selvas.

14) O Rei Leão se inspirou em Hamlet

O Rei Leão claramente se inspirou na famosa obra Hamlet, de William Shakespeare. Mas, claro, o filme foi adaptado para um público infantil. Mufasa seria uma versão do próprio pai do Príncipe Hamlet, só que mais benevolente.

Na obra de Shakespeare, o fantasma do pai do protagonista pede ao filho que ele mate o seu tio Cláudio por tirar o trono dele. Já Mufasa apenas pediu para Simba que ele se tornasse rei, posto que era seu por direito, e não solicitou a morte de Scar.

13) A relação entre os personagens seria muito diferente

O Rei Leão passou por muitas mudanças em seu roteiro que afetaram as relações entre os seus personagens principais.

Por exemplo, originalmente, Scar não seria tio de Simba e na verdade, comandaria de um grupo de babuínos raivosos e não de hienas. Já o macaco Rafiki seria um leopardo e Timão e Pumba seriam amigos de Simba desde o início do filme.

12) Scar sempre foi amigo das hienas

Sabemos que as hienas sempre foram grandes aliadas de Scar, especialmente o trio composto por Shenzi, Banzai e Ed (os dois últimos tiveram seus nomes mudados para Kamari e Azizi no novo filme). E essa aliança do vilão com esses animais vem de longa data.

Quando Scar ainda era apenas um filhote, seu pai, Ahadi, espantou as hienas para proteger Rafiki, que havia acabado que chegar às Terras do Reino. No entanto, o vilão ficou intrigado com as hienas, as procurou e ganhou alguns conselhos delas. Desde então, Scar as considerou suas aliadas, mesmo com as animosidades entre as duas espécies.

11) Uma canção foi cortada do filme

O filme original contaria com uma canção a mais que acabou sendo cortada da versão final.

No caso, essa canção se chamaria “O Leão da Lua” e seria entoada por Sarabi, mãe de Simba, após o primeiro encontro do protagonista com as hienas. Ela contaria uma história sobre o espírito de um leão que tem como missão proteger outros de sua espécie.

10) E Hakuna Matata não estava presente no roteiro original

Falando de canções, Hakuna Matata a mais famosa de todo o filme, não é mesmo? Mas você sabia que ela não estava presente no roteiro original de O Rei Leão?

De início, a equipe de produção pensou em uma canção a respeito do hábito de Timão e Pumba se alimentarem de insetos, que se chamaria algo como “Ele tem tudo sob controle.”

Mas segundo o diretor Rob Minkoff, a produção logo notou que essa não seria uma boa ideia. Mas após uma viagem feita para a África, se lembraram da frase Hakuna Matata e perceberam que ela se encaixaria muito bem para uma canção. E com certeza, não se arrependem nem um pouco desta mudança até hoje.

9) Como Timão e Pumba se conheceram

Sabemos que Timão e Pumba são amigos inseparáveis e foram os responsáveis por alguns dos momentos mais engraçados de O Rei Leão. Mas afinal, como que eles se conheceram?

No filme O Rei Leão 3: Hakuna Matata, descobrimos que a dupla se encontrou após Timão se cansar da vida em meio ao seu bando de suricatos e Pumba começou a segui-lo por se preocupar com a segurança dele. Os dois logo se tornaram grandes amigos.

8) A cena da debandada dos gnus levou dois anos para ficar pronta

Toda a cena da debandada dos gnus, que resultou na morte de Mufasa, tem apenas dois minutos e meio de duração.

No entanto, a equipe de animação levou dois anos para terminá-la, já que ela precisou ser feita em um computador. Isso em uma época em que a computação apenas começava a dar os primeiros passos para se tornar o que ela é hoje.

7) Nala quase deixou as Terras do Reino por outro motivo

No novo filme, Nala foge das Terras do Reino para procurar ajuda, enquanto que no original, ela encontrou Simba sem querer enquanto procurava comida para o bando. Mas quase que isso se desenrolou de outra maneira na versão de 1994.

Originalmente, Scar iria pedir Nala em casamento em troca de uma vida mais fácil como rainha. No entanto, ela recusaria a proposta e seria exilada das Terras do reino e eventualmente, se encontraria com Simba.

6) Um filme no estilo documentário

Sabemos que O Rei Leão é um filme da Disney por também se tratar de um musical. No entanto, esse não era o plano inicial da animação.

George Scribner, o primeiro diretor escolhido para o filme, queria fazer uma espécie de documentário animado no estilo National Geographic. No entanto, deixou o projeto após descobrir que a Disney iria transformar o filme em mais um musical.

5) Os principais animadores da Disney não trabalharam em O Rei Leão

O Rei Leão foi feito, na realidade, por uma equipe “B” de animadores da Disney. E qual foi o motivo disso?

É que a chamada equipe “A”, composta pelos principais animadores da empresa, preferiu trabalhar em Pocahontas, por acreditar que o filme seria mais bem sucedido que O Rei Leão. Com certeza, alguns devem se arrepender desta decisão

4) Simba perderia para Scar no roteiro original

Sabemos que no final do filme, Simba lutou contra Scar, o jogou para fora da Pedra do Rei e ele acabou devorado pelas hienas, que deixaram de ser leais ao vilão após ele as culpar pela da situação das Terras do Reino. No entanto, a versão original do roteiro tinha um final pior.

Originalmente, Scar derrotaria Simba e o jogaria para fora da Pedra do Rei. O protagonista, no entanto, conseguiria sobreviver e o vilão começaria a rir loucamente, pensando ter vencido, mas acabaria morto pelas chamas que consumiam o local. Mas cientes de que esse seria um final com toques sombrios, a produção decidiu descartá-lo.

3) Os personagens que ficaram de fora

Como você já deve ter notado, O Rei Leão passou por uma série de mudanças antes de seu lançamento. Outra que vale ser citada são os personagens que acabaram descartados da história.

Nala teria um irmão chamado Mheetu e um amigo chamado Bhati, que seria uma raposa. A produção também havia pensado em apresentar um lagarto chamado Iggy e outro suricato de nome Tesma, que seria parente de Timão.

2) Boa parte dos animadores viajaram até o Quênia para buscar inspiração

Como dito anteriormente, parte da equipe de O Rei Leão viajou até a África para ter um pouco de inspiração. No caso, alguns animadores foram até o Parque Nacional Hell’s Gate, no Quênia, em novembro de 1991, para conseguirem algumas ideias.

Muitos dos ambientes vistos no filme foram inspirados no locais visitados durante esta viagem. “Apenas algumas pessoas foram até o Quênia, mas elas trouxeram muito material de pesquisa para estudarmos”, revelou o diretor Rob Minkoff.

1) Simba e Nala podem ser primos ou até mesmo irmãos

Simba e Nala realmente pareciam feitos um para o outro desde o início, não é mesmo? Mas se você conhece muito bem o mundo animal, sabe que existe a possibilidade dos dois serem primos ou até mesmo irmãos.

Na vida real, os grupos de leões são compostos por muitas fêmeas e apenas um (ou poucos) macho, que é o responsável pela reprodução do grupo. Tirando Scar, Mufasa era o único leão das Terras do Reino, o que já fez muita gente levantar essa possibilidade de Simba e Nala serem irmãos ou, no mínimo, primos.

fonte: ei nerd